blog


A importância da arquitetura de iluminação nos espaços corporativos

A importância da arquitetura de iluminação nos espaços corporativos

Ao contratar o projeto luminotécnico para um ambiente de trabalho, alguns critérios devem ser observados: a melhor forma de aproveitamento da luz natural do local e a escolha criteriosa de materiais e acessórios são alguns deles. Mas, antes de tudo, é preciso ter conhecimento sobre o ambiente a ser projetado, suas características arquitetônicas e as atividades que serão desenvolvidas neste espaço.

A arquitetura de iluminação trabalha com as ferramentas adequadas para equacionar esses fatores e criar um ambiente corporativo bem iluminado, estimulante e agradável. Conheça as principais questões que influenciam no sucesso de um projeto, e veja por que o trabalho de um especialista é importante:

Luz quente ou fria? A luz branca é a ideal para as áreas de trabalho, já que proporciona um ambiente mais estimulante e consequentemente, produtivo. Podem ser propostas soluções de iluminação a fim de evitar ofuscamentos, monotonia e fadiga ocular.

Uma luz para cada ambiente – É importante diversificar, usando o tipo de iluminação adequada à cada espaço corporativo. A sala de reuniões, a recepção e o escritório pedem diferentes tipos de iluminação. Esse é um dos diferencias do projeto feito por especialistas: o uso de técnicas ideais para cada situação.

Integração com a luz natural – Para garantir eficiência e economia, o ambiente deve ser projetado para aproveitar ao máximo a luz natural. Um profissional da arquitetura de iluminação domina técnicas para conciliar os dois tipos de luz, proporcionando um melhor resultado tanto econômico quanto visual.

O projeto feito por um profissional de arquitetura de iluminação agrega ganhos em sustentabilidade e economia. Investir na iluminação é investir na produtividade e no bem-estar dos funcionários e colaboradores.