blog


COLED – o LED orgânico mais eficiente

COLED – o LED orgânico mais eficiente

O que já era bom promete ficar ainda melhor, com uma inovação no design: depois do OLED, o LED Orgânico com Cavidade Óptica (COLED) é a tecnologia que promete revolucionar a iluminação no futuro. Por meio do uso de cavidades especiais, espelhos paralelos e contrapostos que evitam a fuga de luz, essa inovação deve “turbinar” os dispositivos de LED orgânico, capaz de tornar a nova geração de equipamentos de iluminação ainda mais eficiente. Umapesquisa divulgada pelo setor de inovação informa que o uso desse design de cavidades propicia uma emissão de luz cinco vezes maior do que os OLEDs existentes no mercado.

O produto, desenvolvido pelo centro de pesquisa SRI International e pela empresa química japonesa Showa Denko, ainda não foi lançado no mercado da iluminação, mas prepara sua estreia na fabricação de displays e monitores.

Pesquisadores da área que buscam investidores na plataforma Fundable para lançar seus produtos em COLED afirmam que a eficiência dessa nova tecnologia pode gerar economia de 30% a 35% na fabricação de telas – benefício que poderá se repassado aos consumidores em forma de preços mais acessíveis.

E mais: os pesquisadores informam que as telas fabricadas em COLED são quatro vezes mais eficientes (consomem ¼ da energia do LED orgânico) e brilham 100 vezes mais que o OLED convencional. A aplicação em cavidade óptica também tem maior vida útil e pode ser usada para a produção de grandes painéis com custo baixo.

Assim como o LED e o OLED, que fizeram sua estreia em monitores e TVs e estão causando uma verdadeira revolução na iluminação, o COLED também deve entrar nesse mercado. É aguardar e conferir!