blog


Como a iluminação faz a diferença em bares e restaurantes

Como a iluminação faz a diferença em bares e restaurantes

Certamente você já parou pra pensar nos principais motivos que colocaram seu restaurante ou bar do coração no topo na lista de suas preferências: as refeições e bebidas, o serviço e o ambiente. E pelo menos dois desses fatores  – o aspecto da comida e a atmosfera do local – são diretamente influenciados pela iluminação.

Mas como a iluminação influencia nisso? A necessidade de um projeto luminotécnico para esse tipo de estabelecimento é justamente valorizar o local e a comida, reproduzindo suas cores, texturas e aspecto, agradando aos olhos do cliente. Como o índice de reprodução das lâmpadas e equipamentos de iluminação interfere diretamente na percepção real de qualquer objeto, a luz usada nesse tipo de situação contribui diretamente para o sucesso do lugar.

Além disso, é importante ressaltar que a luz influencia diretamente no comportamento humano, e será sua maior aliada para atrair clientes e fazê-los permanecer no ambiente pelo tempo necessário. Nesse caso, aplicar a temperatura de cor da luz adequada é tão importante quanto seu posicionamento.

Ambientes aconchegantes, que pretendem convidar o cliente a permanecer pelo maior tempo possível, devem vir acompanhados de cores quentes. Esse é o caso de bares intimistas e restaurantes românticos, por exemplo. Para os fast food, o projeto luminotécnico segue na direção oposta. Assim, o cliente permanece no local tempo o tempo suficiente para comer – o que mantem a agilidade e objetivos do negócio.

Um projeto luminotécnico bem executado trabalha luz de acordo com a necessidade do estabelecimento com finalidade de orientar os frequentadores do local, transmitir mensagens e sensações compatíveis com a finalidade do negócio, favorecer um bom ambiente para a socialização dos clientes e para o trabalho de seus colaboradores, mesmo que eles não percebam.

Ficou em dúvida? Procure um profissional especializado. Quando se trata de sucesso no ramo de bares e restaurantes, um ambiente adequado à sua estratégia de negócio é o ingrediente principal.