blog


Luz e produtividade – trabalhe mais e melhor em um escritório bem iluminado

Luz e produtividade – trabalhe mais e melhor em um escritório bem iluminado

Ao pensar na estrutura de um escritório e nos fatores que impulsionam a produtividade das pessoas que vão habitá-lo, é preciso refletir sobre ela – a luz. Um ambiente bem iluminado reduz a fadiga ocular, proporciona maior economia e pode fazer sua equipe render melhor.

Mas qual é a relação entre luz e produtividade? Estudos defendem que a luz fria aumenta o rendimento, enquanto a quente (amarelada) faz a produtividade cair entre 40% e 60%. Mas há outros fatores que interferem no desempenho dos colaboradores, e também devem ser levados em conta.

Pesquisas apontam pelo menos cinco aspectos da iluminação artificial que podem ter um impacto positivo no local de trabalho: intensidade, temperatura de cor, o controle personalizado do ambiente de trabalho, a distribuição da luz e o design de iluminação.

A luz em intensidade adequada aumenta a acuidade visual, a velocidade da leitura, a concentração e o estado de alerta influenciando na colaboração entre os trabalhadores. A temperatura correta de cor reduz a fadiga ocular e a sonolência, aumentando a performance.

O controle personalizado do ambiente de trabalho leva a uma maior satisfação, melhora o humor e aumenta a produtividade. Esse fator, inclusive, foi objeto de uma pesquisa realizada pela Philips em 2013. Em escritórios, a empresa testou luminárias de mesa com ajuste de temperatura de cor e de intensidade da luz, de acordo com o gosto pessoal de cada empregado. Após o uso, mais de 90% dos pesquisados relatou melhora na visão e no conforto, e aumento na habilidade de enxergar detalhes e contrastes.

A boa distribuição da luz, outro dos aspectos da iluminação artificial com impacto positivo, também aumenta o conforto visual e dá a sensação de um ambiente mais amplo. Um design de iluminação atraente, que combina os quatro parâmetros anteriores, cria um ambiente de trabalho agradável, proporcionando conforto psicológico e visual para todos os empregados. A assessoria técnica de um arquiteto de iluminação vai fazer toda a diferença nesse tipo de projeto.

Quer saber mais? Não perca nosso post que vai explicar a importância da arquitetura de iluminação na organização de um espaço corporativo.