blog


OLED – a evolução do LED na iluminação

OLED – a evolução do LED na iluminação

As vantagens do LED já são conhecidas: durabilidade, baixo consumo, emissão zero de raios UV, segurança, entre outras. Recentemente, o LED orgânico tem sido muito bem aplicado e aceito entre os aparelhos de TV, e pretende revolucionar a iluminação. Estamos falando do OLED – Organic Light Emitting Diode. A nova tecnologia usa moléculas de carbono em sua composição, é ultrafina e flexível, e também supera as fontes incandescentes e halógenas em matéria de eficiência energética e vida útil.

A principal diferença entre o OLED e o LED é sua estrutura: diferentemente do LED, que é formado por pontos, o OLED é uma superfície, que pode chegar a uma espessura de menos de 2 milímetros. Seu tamanho permite que ele seja produzido em versão maleável e extremamente leve, para aplicação em inúmeras superfícies – inclusive transparentes. Como o OLED se distribui pela superfície, gera uma luz homogênea, minimizando o ofuscamento, tão frequente com as fontes de luz convencionais (incandescentes, halógenas e até mesmo LED).

Essas características transformam o OLED em um cobiçado elemento de design. Entre as aplicações previstas pelo mercado estão tijolos de luz, películas para janelas (que acendem durante a noite), papeis de parede ou faixas de luz acopladas a móveis, para valorizar ainda mais a arquitetura e o design do espaço a ser iluminado. Além disso, o OLED dissipa ainda menos calor do que o LED, sendo mais eficiente!

Mas ainda há um longo caminho a percorrer para que possamos aplicar o OLED em iluminação. Seu componente-base é muito frágil e oxida em caso de exposição direta com o ar, por isso precisa ser mantido em um sistema selado.

De acordo com a publicação MIT Technology Review, várias empresas estão fazendo progressos em relação à redução de custos na produção do OLED, e pesquisadores estão conseguindo melhorar significativamente sua eficiência na iluminação. Os avanços devem proporcionar uma queda nos preços a partir de 2016. Com o OLED mais acessível, o futuro da iluminação deve ser promissor!