blog


A luz de Brasília

A luz de Brasília

Brasília, a maior cidade construída no século XX, completa no dia 21 de abril de 2015, 55 anos de existência. A Capital Federal saiu do papel pelas mãos do urbanista Lucio Costa, autor de seu Plano Piloto, e ganhou vida nas curvas do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo desenho de seus principais prédios públicos: o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral Metropolitana. A obra ficou completa com a participação do paisagista Roberto Burle Max, que assinou o projeto de suas áreas verdes.

Brasília é considerada um ícone da arquitetura mundial, por retratar os princípios do urbanismo moderno. Seu conjunto arquitetônico e urbanístico a consagrou como Patrimônio Histórico da Humanidade – título concedido pela Unesco há 28 anos.

Mal iluminado durante a noite, o conjunto arquitetônico perdia grande parte da beleza que o tornou mundialmente conhecido. Em 2003, coube ao arquiteto Peter Gasper, pioneiro na arte da iluminação no Brasil, recuperar os contornos das principais obras de Niemeyer.

Um projeto luminotécnico em sintonia com as ideias do principal criador de Brasília renovou o espaço urbano. Utilizou a luz para ampliar o significado de cada uma dessas obras arquitetônicas, para trazer integração ao espaço e despertar o orgulho cívico em quem as admira.

Embelezar a cidade, qualificar a área urbana, valorizar a história e atrair pessoas são os principais objetivos da arquitetura de iluminação de monumentos e grandes edificações.