blog


O legado de Peter Gasper

O legado de Peter Gasper

No dia 30 de abril de 2014, o Brasil perdia o arquiteto de iluminação Peter Gasper – um dos precursores do lighting designno País. Grande parceiro do arquiteto Oscar Niemeyer, Gasper foi o responsável pelo trabalho que trouxe nova vida a monumentos de Brasília, como o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana. Gasper também assinou o projeto luminotécnico do Memorial JK e da Torre Digital, além da iluminação de várias obras de Niemeyer pelo País.

Alemão naturalizado brasileiro, Gasper cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na década de 60. Como precisava trabalhar para se manter, acabou arrumando emprego no departamento de cenografia da TV Tupi. A experiência deu a ele uma visão única do espaço arquitetônico, fazendo da estética artística a marca registrada em cada um de seus projetos.

Peter uniu sua arte à arquitetura em 1983, quando trabalhou pela primeira vez com Oscar Niemeyer. O arquiteto finalizava o projeto do sambódromo do Rio de Janeiro, e procurava alguém que pudesse dar à obra uma iluminação à altura do espetáculo do carnaval. Gasper não só criou um projeto bem sucedido para o sambódromo, como passou a iluminar grande parte dos trabalhos de Niemeyer.

Pioneiro na arte de iluminar cenários e grandes espetáculos, Gasper foi o responsável por projetos de grande porte, como o show de Frank Sinatra no Maracanã e as celebrações do Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo.

Seu escritório realizou o projeto que recuperou o contorno do Cristo Redentor, em 2011, além da iluminação de obras significativas, como a Barragem de Itaipú (PR), a Praça Castro Alves (BA), inúmeros espetáculos e estruturas arquitetônicas.

Peter Gasper morreu no dia 30 de abril de 2014, aos 73 anos, deixando sua arte e pioneirismo na iluminação como legado.

Atualmente, Maria Helena Albuquerque, diretora administrativa do Escritório Peter Gasper & Associados, dá continuidade ao trabalho de seu grande amigo e parceiro por 40 anos: “Foi uma perda muito grande, mas continuamos tocando o legado de Peter”. Atuam na criação de projetos os profissionais Rodrigo Cruz e Liane Cantanhede, os assistentes mais próximos a Peter Gasper.