blog


Automatização: mais economia na sua conta de luz

Automatização: mais economia na sua conta de luz

Os benefícios da domótica, como é chamada a automatização aplicada a residências e outras edificações, vão além da segurança proporcionada pelo controle de luzes, portas e o envio de informações de câmeras e sensores de presença. Responsável também pelo controle do som ambiente, da climatização, filtragem e aquecimento da água de piscinas e irrigação de plantas, por exemplo, a automação pode diminuir suas despesas com a conta de luz em mais de 50%.

Além de personalizar o ambiente, destacando sua arquitetura ou criando um clima todo especial, a luz controlada pode gerar economia de até 80%. Isso é possível graças à utilização de dimmers e sistemas especiais, que apagam ou reduzem a intensidade da iluminação em locais e momentos onde a luz intensa não é necessária.

Com a automação, é possível controlar até as tomadas de aparelhos em standby – o que pode resultar em mais 10% de economia em energia, já que não temos costume de tirar os aparelhos da tomada quando não os usamos.

A instalação de sensores de presença também gera economia, pois evita que se gaste energia para iluminar ambientes não ocupados. Além disso, que é o mais comum, é possível otimizar sistemas de climatização instalando esses sensores em janelas ou portas, para detectar quais permanecem abertas quando não deveriam. Dessa forma, o sistema de resfriamento ou aquecimento não é acionado até seu fechamento. A economia é garantida.

Se você já investiu em aquecimento solar, saiba que a automação é sua maior aliada: com ela, é possível programar os horários em que se deseja água aquecida no boiler, o que evita que a resistência de aquecimento seja acionada quando ela não será utilizada.

A automação dos sistemas de controle não está somente relacionada à otimização da iluminação artificial. Seu uso aliado ao controle de persianas e cortinas pode gerar uma economia ainda maior, pois propicia o aproveitamento máximo da luz natural, inibindo automaticamente o acendimento de luzes quando não for necessário.

Tanta tecnologia deve custar caríssimo, certo? Procure um especialista e desfaça esse mito. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE), os custos da implantação de sistemas automatizados caíram pela metade nos últimos anos. Atualmente, é possível encontrar sistemas sem fio, mais fáceis de instalar e expandir. Desse modo, sua instalação pode ser feita gradativamente, de acordo com o orçamento e as necessidades de cada um. Quer automatizar e ter economia? Procure a Allume!