blog


Como um projeto luminotécnico pode gerar economia de até 80% na conta de luz

Como um projeto luminotécnico pode gerar economia de até 80% na conta de luz

Um dos principais objetivos de um projeto luminotécnico é determinar a quantidade de luz necessária para cada situação. A literatura técnica especializada aponta que a iluminação representa, na maioria dos casos, 19% do gasto do consumidor residencial – podendo chegar a 39% em espaços corporativos. Portanto, contratar um especialista em iluminação faz bem ao orçamento. Mas de que forma um projeto luminotécnico pode gerar economia?

Existem diversas medidas para diminuir os gastos com iluminação: trocar suas lâmpadas por equipamentos mais eficientes é um exemplo. Um projeto luminotécnico bem executado pode fazer isso por você. Já ouviu falar em retrofit? Retrofit é a adaptação ou troca de equipamentos existentes por outros mais eficientes, gerando economia no consumo de energia elétrica.

O retrofit de iluminação pode gerar economia de até 80% na conta de luz, quando substituímos por LED as queridas lâmpadas incandescentes (que, a contragosto de alguns, estão sendo banidas do mercado). O LED é mais caro quando pensamos no investimento inicial, mas veja com o vale a pena: uma lâmpada LED custa, atualmente, 10 vezes mais do que uma incandescente – mas dura 50 vezes mais. No comparativo com as fluorescentes, o LED ainda custa, hoje, cerca de 3 vezes mais – mas tem durabilidade 7 vezes maior. E a lâmpada LED ainda proporciona 20% de economia mensal na conta de luz, comparada à fluorescente. E o preço dos produtos em LED está cada vez mais acessível.

Quando um arquiteto especialista em iluminação tem a oportunidade de estudar um projeto de um espaço ainda em construção, ele pode organizar a distribuição luminárias, circuitos elétricos e equipamentos que podem ser controlados remotamente para não desperdiçar energia. Alguns sistemas de iluminação que incluem controles de automação para ajustar o nível de iluminação de acordo com a necessidade de cada hora do dia podem gerar economia de até 70%.

Um profissional da arquitetura de iluminação sabe dimensionar o uso desses equipamentos, que podem ser adicionados a um projeto de retrofit.

Um projeto luminotécnico não proporciona economia só em residências, mas também na indústria e comércio – seja por meio de medidas técnicas como a correção do fator de potência instalada ou da troca das lâmpadas e equipamentos convencionais por equipamentos de LED, por exemplo.

Quer saber mais? Então não perca nosso próximo artigo sobre as vantagens econômicas e ambientais da contratação de um profissional especialista em iluminação.